Melhor Vizualisado pelo Mozilla Firefox

terça-feira, 18 de março de 2008

"...Meninaaaa você não sabe da última!!!"

Já dizia o ditado: "Em boca fechada não entra mosquito". Mas o que sai de fofoca quando ela está aberta... impressionante! Veja como (tentar) se livrar desse hábito!

Por Veridiana Mercatelli

Ninguém entendeu quando Serena van der Woodsen simplesmente saiu da escola no Upper East Side pra estudar num colégio interno e, depois de alguns meses, voltou como se nada tivesse acontecido. Só que a imaginação rolou solta na alta sociedade teen de Nova York, que arrumou mil e uma versões para o fato.
Foi um tal de passar mensagem daqui, dali e as especulações deixaram os jovens milionários em polvorosa. Mas uma pessoa, em especial, não gostou nada desse tititi: Blair Waldorf, a ex-melhor amiga de Serena, que simplesmente ficou sem notícias quando a menina se mandou pro colégio interno.
Pra piorar a situação, Blair descobre que seu namorado, Nate, há alguns anos havia transado com Serena, enquanto as duas ainda eram superligadas.

Claro que todas essas histórias rolaram de boca em boca, ouvido em ouvido... E estão reunidas nos livros Gossip Girl, de Cecily von Ziegesar e, agora, também no seriado de mesmo nome, transmitido pela Warner (às quintas-feiras, 20 h).

Apesar de Serena e Blair serem personagens da ficção, o mundo da fofoca que as envolve também atinge você e sua turma no colégio. Aliás, isso está em todas as escolas, bairros, clubes, empregos... Não tem pra onde fugir e ninguém está livre, é tipo celulite. Por mais legal que a pessoa seja, sempre vai ter alguém pra fazer qualquer comentário maldoso a respeito dela, por inveja, ciúme ou só porque adora bisbilhotar a vida alheia... Todo ser humano gosta de falar do outro, pelo menos um pouquinho.
"Mas a fofoca é um lance normal", diria você. Afinal, quem é que não curte comentar sobre aquele vestido curto da celebridade que saiu na revista, da gafe que a popstar cometeu na última premiação ou até mesmo da vizinha, que ficou brigando com o namorado por horas? Tricotar sobre o outro, muitas vezes, é mais interessante que olhar a nossa realidade, principalmente quando ela tá uma monotonia terrível! Mas, como tudo na vida, é preciso ter equilíbrio.

Uma fofoquinha leve de vez em quando é até divertida. Se não fosse assim, o que seria dos blogs, sites e publicações que falam dos famosos? Só que, a partir do momento que isso se torna mais do que um hábito, uma característica sua, pode ser perigoso.

Já pensou se desembesta a falar mal da galera? Quantos namoros não acabaram por conta de scraps em Orkut, e-mails, bilhetes, MSN... Se registrar, a coisa ganha 90% de chance de se espalhar com mais facilidade. E não tem nem como negar até o fim. Pode observar: quem não consegue passar um dia sem fofocar - e geralmente não perde tempo comentando nada bom - é um colecionador de inimigos. Ou alguém, no mínimo, muito solitário.

Quantas vezes você não ouviu ou disse essa célebre frase? Normalmente, a conversa completa é algo assim: "Olha, Fulana pediu pra eu não falar nada, mas eu vou contar só pra você. Por isso, não diga nada pra ninguém, tá?". Aham. Provavelmente, a Fulana que pediu segredo disse a mesma coisa quando abriu a boca pra dizer o que se passava com ela.
Agora, acreditar nesse papo ingênuo de "só vou contar pra UMA pessoa" é mais ou menos como, aos 15 anos de idade, esperar o Papai Noel ou o Coelhinho da Páscoa bater à sua porta. Praticamente nunca funciona, porque são poucas as pessoas que realmente conseguem guardar pra si uma notícia fresquinha, ainda mais sobre alguém conhecido.
Daí, essa "uma única pessoa" passa pra outra, que manda a história por e-mail... Fica aí a dica: se não quer que absolutamente ninguém saiba sobre aquele mico que você pagou ou de quem gosta na escola, por exemplo, não diga nada. A não ser que a amiga (irmã, mãe, ou seja lá quem você escolha para desabafar...) seja de confiança. Sim, porque, apesar de tudo, ainda existem aqueles capazes de levar um segredo pro túmulo. Não é paranóia, não. Chame isso de "evitar dor de cabeça"...
A fofoca do mal pegou no seu tornozelo e tá ruim de sair? Anote essas dicas para deixála fora da sua vida (pelo menos, você faz a sua parte):




 Se tiver um perrengue com alguém, chame para uma conversa sincera. Ficar falando horrores pelas costas pode até ser bom para desabafar, entretanto não resolve o problema.

 Antes de julgar, pense duas vezes e vá direto à fonte para saber a verdade. Tirar conclusões precipitadas antes de saber o que rolou na realidade e ainda sair por aí espalhando boatos é injusto. E mais: você pode queimar seu filme se divulgar uma notícia mentirosa pelos quatro cantos do mundo.

 Uma amiga começou a falar mal de outra pra você? Tente quebrar este ciclo, mudando de assunto imediatamente. Não precisa dizer o quanto a pessoa está sendo fofoqueira ou inconveniente. Ela vai se tocar se, do nada, você começar a conversar sobre o tempo ou sobre o último disco do CPM 22. Lembre-se: quanto mais der corda, mais ela vai falar.

 Se soube que alguém andou falando mal de você, não arrume briga. Desse jeito, a história só tende a crescer. Procure ignorar simplesmente, como a Serena van der Woodsen, que é a garota mais popular de Gossip Girl (e a que mais se diverte no muuuundo também). Logo uma outra pessoa vai virar um alvo mais interessante.

 Como já dissemos, deixar uma fofoca por escrito (no MSN, no Orkut ou mesmo no e-mail) é altamente comprometedor. Portanto, sempre que puder, fuja desse tipo de coisa. Ter seu nomezinho impresso no meio da conversa não é nada glamouroso...

 Por fim, não se esqueça: passar mais tempo discutindo idéias e menos falando sobre pessoas vai fazer de você alguém bem mais legal, pode ter certeza.
Vi na Atrevida.


CuRtiu?

Então...

seja o primeiro a comentar!

Comente - Seu comentário é nosso incentivo.

BlogBlogs.Com.Br