Melhor Vizualisado pelo Mozilla Firefox

segunda-feira, 24 de março de 2008

TPM

O que é?

É uma síndrome caracterizada por uma variedade de sintomas físicos e psicológicos que se manifestam antes e durante a menstruação e interferem no bem estar e disposição das mulheres, no seu ritmo de trabalho e relacionamentos, familiar ou social.
As pesquisas mais recentes dão conta de que 35% das mulheres em idade fértil sofrem de Tensão Pré-Menstrual (TPM). Outros 50% sentem sintomas de desconforto antes da menstruação menos intensos como cólicas menstruais ou dores de cabeça. Apenas 15 % das mulheres não sentem nada antes da menstruação.


O que causa a TPM ?

Qualquer mulher pode experimentar TPM em alguma fase da vida, mas a síndrome é mais freqüente entre as que tem mais de 30 anos e estão expostas a fatores de risco como dupla jornada de trabalho e estresse ou tem predisposição genética.
Alterações nos níveis de serotonina, substância que é produzida pelo cérebro e que regula o humor e o apetite, são responsáveis pelas sensações de irritabilidade, agressividade, depressão e mudanças no apetite típicas da TPM.
O excesso de prostaglandinas, um hormônio produzido pelo organismo, está na origem das dores como as cólicas menstruais. Segundo alguns estudos, pacientes cujas mães sofriam de TPM tem mais tendência a manifestá-la.
O sedentarismo, fatores sócio-econômicos como desemprego, e problemas afetivos também podem desencadear ou agravar a TPM.


O que comer?

* mais verduras e frutas;
* alimentos que façam o organismo eliminar mais água como morangos, melancias, alcachofra, salsa;
* alimentos diuréticos como agrião;
* consuma no máximo de 1500 a 2000 calorias por dia;
* faça três refeições ao dia ao invés de três grandes


O que evitar?

*café e seus derivados;
*excesso de sal ( que ajuda a reter líquidos, provocando os inchaços);
*álcool;
*doces e chocolates.





CuRtiu?
Então...




seja o primeiro a comentar!

Comente - Seu comentário é nosso incentivo.

BlogBlogs.Com.Br