Melhor Vizualisado pelo Mozilla Firefox

terça-feira, 1 de julho de 2008

PMs furtavam (na matéria original era 'roubavam', mas não está correto) gasolina de viaturas do Rio.

Paulo Carvalho - Extra

RIO - Um carro do 9º BPM (Rocha Miranda) consumiu, em três meses do ano passado, em cada saída, o semelhante à Ferrari do piloto brasileiro Felipe Massa em uma corrida. O fato, considerado absurdo, levou a corregedoria da PM a investigar 13 policiais militares suspeitos de desviar combustível dentro do próprio quartel. Na investigação, o órgão descobriu que o grupo, para não despertar a atenção, mantinha sempre o tanque cheio, misturando água à gasolina.

Durante as apurações, feitas através de um inquérito policial militar (IPM) aberto no 9º BPM, constatou-se que o carro adulterado consumiu nos meses de março e abril o equivalente a 0,7346 quilômetro por litro de gasolina. Em maio, aconteceu o pior. O laudo atestou que foram consumidos 0,528 quilômetro por litro.

Fora dos padrões

Os números poderiam perfeitamente caber à Ferrari de Massa, durante uma prova do Mundial de Fórmula 1. Mas foram considerados pelo IPM como absurdos e elevados para os padrões da frota da polícia, o que levou à abertura do processo.

Os 13 policiais - quatro sargentos, três cabos e seis soldados - foram submetidos ao Conselho de Disciplina. Eles tiveram ainda suspensos seus portes de arma e suas carteiras funcionais.

Os acusados foram enquadrados no Artigo 265 (desaparecer, consumir ou extraviar combustível, armamento, munição e peças de equipamentos de navio ou de aeronave ou de engenho de guerra motomecanizados) do Código Penal Militar. Eles poderão pegar uma pena de até três anos.

As suspeitas sobre o carro número 50-0027 do batalhão começaram a ser levantadas no dia 21 de maio do ano passado. Neste dia, ela ficou fora de operação por apresentar problemas no bico injetor de combustível.

O chefe de seção de manutenção retirou um pouco do combustível do veículo e percebeu que nele havia duas substâncias que não se misturavam. O Centro de Criminalística da corregedoria interna da PM fez um laudo e constatou a presença de água na gasolina.

seja o primeiro a comentar!

Comente - Seu comentário é nosso incentivo.

BlogBlogs.Com.Br