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sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Madonna: Ingresso em SP é o triplo da entrada em Buenos Aires

Em São Paulo, o bilhete mais barato custa R$ 160, e, no Rio, R$ 180; valores são superiores também aos de cidades dos EUA Levantamento feito pela reportagem inclui 32 das 39 cidades da turnê "Sticky & Sweet", que chega ao Brasil em dezembro deste ano

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ver Madonna rebolar no Brasil não é só caro: sem contar a taxa de conveniência de 20% para compras on-line, os preços dos ingressos para o show no Rio estão entre os mais altos da turnê "Sticky & Sweet", atrás apenas de três cidades européias, Viena, Düsseldorf e Londres. São Paulo, onde o ingresso mais barato custa R$ 20 a menos que o cobrado dos cariocas, fica na sétima posição, em seguida a Rio, Paris e Roma.

O levantamento feito pela Folha considerou as entradas mais baratas em 32 das 39 cidades por onde passará a turnê e revela que os ingressos dessa categoria no Brasil, de R$ 180 (RJ) e R$ 160 (SP), seriam suficientes para comprar dois ingressos em Detroit -onde a cantora-compositora-atriz-bailarina-diretora-empresária cresceu nos EUA.

Na Europa, devido às altas cotações da libra e do euro, os ingressos saem mais caros que no Rio em três das 16 cidades previstas na turnê. Mas nominalmente e em relação ao custo de vida e ao poder de compra locais, também custam menos da metade do que é cobrado no país (veja quadro ao lado).

Ainda assim, nesses lugares a variação entre o lugar mais caro e mais barato em configuração igual à de São Paulo é pequena: R$ 60 a mais, no caso de Londres. Ou menos ainda: R$ 26, em Paris. No Morumbi e no Maracanã, o mesmo lugar (platéia em pé em frente ao palco) sai por R$ 600 (R$ 720 com a taxa de conveniência).

Em lugares do porte do Rio e de São Paulo, como Cidade do México, Buenos Aires e Santiago, o ingresso mais barato para assistir ao show sai pelo equivalente a R$ 45, R$ 51 e R$ 72, respectivamente.

"Se o Brasil fosse um país sério, não se cobraria isso. É abuso de poder econômico. Madonna não tem nada a ver com isso, a culpa é dos especuladores, que inflacionam. Sem falar na dificuldade que colocaram para comprar o ingresso", diz o fotógrafo Ricardo Valença, que vem de Recife para SP, mas não ainda não sabe como comprará o ingresso.

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