Melhor Vizualisado pelo Mozilla Firefox

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Para eliminar as cicatrizes das espinhas, vale até pensar em cirurgia

Elas são chatas e incomodam não apenas quando surgem. Geralmente, as malditas espinhas deixam marcas no seu rosto, lembrando que estiveram por ali e pior! que podem voltar a qualquer momento. O tratamento para prevenção é trabalhoso, mas bastante simples: inclui limpezas regulares na esteticista e o uso de produtos específicos para o seu tipo de pele. Já o sumiço é um pouco mais chato e, na maioria dos casos, exige muita dedicação. Qualquer descuido, aliás, pode resultar em manchas no rosto.


"As manchas são ainda mais difíceis de remover do que as marcas das espinhas", afirma a dermatologista Bruna Bravo, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Por isso, antes de começar qualquer tratamento, é importante esclarecer junto ao médico que tipo de condições precisam ser respeitadas, pois uma falha do paciente pode se transformar em marcas de difícil remoção.

Outro problema que envolve as cicatrizes de acne é a diferença com que elas se apresentam. A dermatologista explica que elas podem ter diversas formas e cada uma merece atenção e tratamento apropriado. "Geralmente são necessários três tipos de procedimentos: as sucisões, ou seja, descolamento local da fibrose com uma pequena agulha; o uso do pixel, que é um laser ablativo fracionado para estimular a formação de colágeno e preencher as cicatrizes superficiais, além da aplicação local de ácido tricloroacético para as cicatrizes puntiformes profundas".

A maioria dos tratamentos é indicada para marcas superficiais e médias, trazendo melhora de 60% a 70% depois de um ano de tratamento. "Mas isso depende da pessoa e do tipo de pele que ela apresenta, existe quem consiga um resultado bem positivo em um tempo menor. Outras pessoas precisam de mais tempo para conseguir resultado. O mais importante é procurar um profissional de confiança, já que manchas ocasionadas por esses tratamentos são ainda mais difíceis de serem eliminadas da pele".

Peeling Cirúrgico

O tratamento promete eliminar as marcas com a técnica de dermoabrasão, uma espécie de lixamento cirúrgico da pele.Mas a novidade não é tão simples quanto parece e pode oferecer alguns perigos, deixando os pacientes, na maioria das vezes, pouco satisfeitos.

"Os pacientes de pele mais clara podem adquirir uma tonalidade com menos pigmentação onde o peeling for aplicado, dando diferença em relação ao restante do rosto. Esse efeito dura cerca de seis meses", diz a dermatologista. Já as pessoas de pele morena podem ficar com a região mais escura por tempo indefinido (a reversão do problema é bastante difícil).

Não podemos esquecer que o tratamento também é uma cirurgia e, como todo processo desse tipo, oferece riscos para o paciente. "É preciso de internação de dois dias e, na volta para casa, o paciente precisa ficar no mínimo 15 dias sem apresentar nenhuma exposição solar. A anestesia do peeling cirúrgico é local, somada à sedação, por isso é necessária a realização de alguns exames preventivos antes da cirurgia", diz a dermatologista

A melhora, porém, é notável. Os pacientes chegam a notar, pelo menos, 50% de diferença com uma única cirurgia. "Para uma única sessão o resulto é bem positivo, mas ele só é preciso no caso de cicatrizes superficiais ou médias, e não é indicado para pessoas de pele morena, já que as manchas são mais freqüentes em peles mais escuras", diz Bruna Bravo.

CuRti no UOL - Minha Vida

seja o primeiro a comentar!

Comente - Seu comentário é nosso incentivo.

BlogBlogs.Com.Br