Melhor Vizualisado pelo Mozilla Firefox

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Brasileiro consolida equilíbrio do G-5, mas aponta para polarização

Entre os cinco primeiros colocados, três trocaram de posições na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. As mudanças na tabela consolidaram o equilíbrio na disputa pelo título nacional, mas também criaram uma polarização: em baixa, o Palmeiras admitiu ter abandonado a luta pelo título, que acredita estar restrito a São Paulo ou Grêmio.

A análise do Palmeiras, feita pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, baseia-se na tabela dos dois primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Nas últimas rodadas, São Paulo (65 pontos) e Grêmio (63) não farão nenhum confronto direto. Cruzeiro e Palmeiras (ambos com 61), em contrapartida, ainda encararão o Flamengo (60), que atualmente aparece no quinto posto.

Além das tabelas sem adversários diretos, São Paulo e Grêmio têm o histórico recente como aliado. O time do Morumbi está invicto há 14 rodadas, seqüência mais duradoura do Brasileiro de 2008. No sábado, criou menos do que a Portuguesa no Canindé. Ainda assim, venceu por 3 a 2 e manteve a liderança pela segunda rodada consecutiva.



Os gaúchos conseguiram um resultado ainda mais expressivo. Também jogaram fora de casa, no Parque Antarctica, contra o Palmeiras. Venceram por 1 a 0, gol marcado por Tcheco, e com isso roubaram do rival a segunda posição na tabela.

O revés fez o Palmeiras ser ultrapassado também pelo Cruzeiro. Os mineiros contaram com um gol de Ramires para vencer o Fluminense, deixar o clube carioca muito perto da zona de rebaixamento, igualar a pontuação da equipe de Vanderlei Luxemburgo e tomar o terceiro posto nos critérios de desempate.

A ascensão da 34ª rodada representou uma reação dos mineiros, que haviam sido derrotados pelo Goiás na partida anterior. E também consolidaram o time de Adílson Batista na terceira posição da tabela, lugar que o time ocupou em sete das nove rodadas desde a formação do atual G-5.

Aliadas à derrocada do Palmeiras, as ascensões de Grêmio e Cruzeiro corroboraram o equilíbrio entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. Houve quatro trocas de posições da 33ª para a 34ª rodada, segunda maior marca desde a formação do atual G-5 - no fim de semana anterior, quatro times haviam mudado de lugar nessa faixa da tabela.

Mas a oscilação não é exclusividade da parte superior da tabela de classificação. Portuguesa e Náutico, que só empatou fora de casa, agora fazem companhia a Figueirense e Ipatinga na zona de rebaixamento. Atlético-PR e Vasco deixaram a faixa de descenso.

O mais curioso é que tantas alterações na tabela de classificação aconteceram em uma rodada de ataques pouco eficientes. Das 20 equipes que disputam o Campeonato Brasileiro, nove passaram em branco no último fim de semana, que teve média de 1,9 gol por partida.

seja o primeiro a comentar!

Comente - Seu comentário é nosso incentivo.

BlogBlogs.Com.Br