Melhor Vizualisado pelo Mozilla Firefox

terça-feira, 23 de junho de 2009

"Hit" na Internet, Joel desdenha de críticas a seu inglês e aposta na prática

As entrevistas de Joel Santana em inglês viraram motivo de gozação no Brasil. São vídeos e até funk zombando sua pronúncia. Mas classificado às semifinais da Copa das Confederações, o técnico da África do Sul desdenha da brincadeira. Culpa o sarcasmo brasileiro e alfineta os treinadores "gravatinhas".



"Brasileiro gosta disso [tirar sarro]. Tem cara fazendo um monte de besteira, mas como brasileiro gosta de quem usa gravatinha, com pastinha na mão, aí está tudo bem", cutucou Joel na saída do Rand Stadium na última segunda-feira, após treino do time local.

O treinador chamou a atenção na Copa das Confederações por conceder entrevistas em inglês após as partidas da África do Sul. Sua pouca habilidade com o idioma gerou críticas por parte dos torcedores locais, mas ultimamente ele tem sido elogiado pelo esforço em falar uma das línguas oficiais do país.

Na internet circulam inúmeros vídeos com as últimas declarações de Joel. São legendas irônicas e até músicas compostas com suas respostas. Há ainda versões de "conversas" em inglês de Joel com Anderson, meio-campista do Manchester United, e com Vanderlei Luxemburgo, criticado por seu espanhol durante passagem pelo Real Madrid.




O comandante dos Bafana Bafana às vezes deixa escapar palavras em português e termos dificilmente compreensíveis durante sua argumentação em inglês. Também confunde significados de algumas expressões.

Joel diz não se importar com os comentários. "Eu aprendo no dia-a-dia. Meu negócio é produtividade." O treinador está em certo clima de paz com imprensa e torcida graças à vaga obtida nas semifinais da Copa das Confederações, mas sabe que paciência de torcedor é relativa. "Agora está tudo bem, né", respondeu ele, em tom irônico, quando perguntado sobre os elogios que vem recebendo por seu esforço com o inglês.

A África do Sul teve dificuldades para avançar no torneio. Estreou com empate sem gols diante do Iraque e se recuperou sobre a Nova Zelândia ao triunfar por 2 a 0. Na rodada decisiva, perdeu da Espanha por 2 a 0, mas garantiu a vaga graças ao empate dos iraquianos diante da Nova Zelândia.

Às 15h30 (de Brasília) desta quinta-feira, Joel enfrenta a seleção de Dunga na briga por uma vaga na decisão. O duelo entre África do Sul e Brasil acontece no estádio Ellis Park, em Johanesburgo, e define o adversário do vencedor da semifinal entre Espanha e Estados Unidos.

seja o primeiro a comentar!

Comente - Seu comentário é nosso incentivo.

BlogBlogs.Com.Br