Melhor Vizualisado pelo Mozilla Firefox

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Bocejo


Bocejo define-se por uma ação involuntária, na qual faz abrir bem a boca e respirar fundo. Ação involuntária, porque é feita antes mesmo do nascimento; algumas pesquisas demonstraram que fetos de 11 semanas bocejam.

O mecanismo do bocejo envolve várias partes do corpo, primeiramente a boca se abre e o queixo cai, movimento que permite a inalação da maior quantidade possível de ar. Posteriormente, os pulmões se enchem de ar, fazendo com que os músculos abdominais se flexionem, empurrando o diafragma para baixo.

Os pulmões se expandem ao máximo, e uma porção do ar é expulsa para fora do corpo. Explica-se que o bocejo é produzido pela fadiga, sonolência ou tédio, porém os cientistas estão descobrindo que as suas causas são bem mais complexas.

Apesar de não se saber o real motivo do bocejo, ou sua finalidade, já que não foram realizadas muitas pesquisas sobre o assunto, existem três teorias comuns que tentam explicá-lo: teoria física; teoria da evolução; teoria do tédio. A teoria física aponta que o bocejo é um processo induzido pelo corpo, como forma de obter mais oxigênio e fazer com que o excesso de dióxido de carbono seja liberado.

A teoria da evolução defende a idéia de que o bocejo tenha iniciado com homens primitivos que tinham o hábito de bocejar para mostrar seus dentes e causar medo nas pessoas.

A teoria do tédio enuncia que o bocejo é causado por tédio, fadiga ou sonolência. Algumas curiosidades sobre o bocejo:

• Quando você lê algo sobre o bocejo, o faz bocejar;
• O bocejo tem duração média de seis segundos;
• Durante o bocejo os batimentos do coração podem ser aumentados em até 30%.


CurTiu?

Então...

dê uma de ronaldo...

PEGUE UM TRAVECO!!

seja o primeiro a comentar!

Comente - Seu comentário é nosso incentivo.

BlogBlogs.Com.Br