Melhor Vizualisado pelo Mozilla Firefox

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Você já amou alguém??

Você já amou alguém??

Por Walnei Arenque - psicóloga




Você sabe o que é amar? Esta resposta é difícil, eu sei. Várias e várias pessoas já tentaram definir o amor, cada uma com a sua razão, vivência ou experiência, naturalmente.

Neste momento, para tentar simplificar - ou complicar, depende de sua visão - vou citar Sêneca, que diz: "O amor não se define; sente-se". Seguindo um pouco mais adiante podemos nos lembrar de Coríntios que diz: "O amor é paciente, o amor é bondoso... Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta..." Você já parou para pensar nisto? Eu sempre digo que só damos o que temos. O amor tudo sofre. Você já parou para pensar que neste mundo moderno estamos cada dia mais voltados para o "não sofrer'?

Dizem que não podemos sofrer, e, cada vez que assumimos que estamos sofrendo, estamos fora do contexto, fora da moda, fora do conjunto; então, somos excluídos, passamos a ser baixo astral e, se bobearmos, precisamos até de antidepressivo. Como podemos, na condição de seres humanos, não sofrer? Sofremos sim, e isso faz parte da vida. No amor também sofremos, mas, como ele/a nos faz sofrer, saímos fora. Como podemos, sendo apenas seres humanos, não sofrer? O amor tudo crê. Quando começamos a crer em alguma coisa, também somos tidos como alienados, tolos ou qualquer coisa do gênero. Crer é algo que também estamos tirando de nossas vidas. Veja que não estou falando em crer em balelas, estou falando em crer naquilo que estamos sentindo, crer num sentimento.

Concordo que às vezes ficamos confusos no nosso "sentir", mas não podemos deixar de acreditar no que sentimos. O amor persevera nas piores circunstâncias. O amor tudo espera. Mas desde quando estamos disponíveis a esperar alguma coisa? Estamos imediatistas, tudo tem de ser para ontem e com muita motivação. Esse negócio de esperar não está com nada, afinal tempo é dinheiro; imagina que vou esperar pela conquista. Como estamos com pressa... E estamos com pressa de quê? Muitas situações se resolvem com o tempo. O tempo se torna nosso amigo na espera. Espere a poeira baixar, espere o outro refletir, espere você entender.


O amor tudo suporta. É claro que aqui não estamos falando de suportar agressões físicas ou psicológicas, estamos falando que o amor deveria suportar situações de desentendimentos que, no dia-a-dia, são comuns. Mas como estamos correndo sempre atrás da tal felicidade, por que vamos suportar? Se nós não soubermos suportar, o que será de nós mesmos? Você se suporta? Você se releva? Muitas vezes, nem a nós mesmos suportamos. Uma pena! Precisamos aprender muito, não é? Nós estamos aprendendo, no mundo atual, que tudo tem de ser sem sofrimento, sem esperança, sem conquista, sem espera.

Vamos deixar de ser humanos? Seremos máquinas então? Para viver a dois, primeiramente é necessário ser um, e para ser um é necessário ser inteiro, para ser inteiro é necessário amar a si próprio. Assim como está escrito: "Amai-vos uns aos outros como amas a si próprio". Como posso amar o outro se não me suporto, não creio em mim, não espero por minhas compreensões, não me respeito, e não sei tolerar meu sofrimento? É necessário estar disposto a amar alguém...

Walnei Arenque - Psicóloga CRP 06/36768-4 Fone: 6950.5655 Consultório: R. Duarte de Azevedo, 448 Sala 92 - Santana E-mail: wapb@uol.com.br


CuRtiu?

Então...

seja o primeiro a comentar!

Comente - Seu comentário é nosso incentivo.

BlogBlogs.Com.Br