Melhor Vizualisado pelo Mozilla Firefox

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

TV dá adeus ao controle remoto e responde ao movimento das mãos

Antes, além de esperar a TV "esquentar", você precisava levantar de sua confortável posição do sofá para mudar de canal. Então surgiu o controle remoto, e de lá para cá a experiência em controlar a TV tem sido basicamente a mesma —ao menos até a 48º edição da IFA, maior feira de eletrônicos da Europa, que começou nesta sexta em Berlim (Alemanha).

A feira mostra uma tecnologia que aposenta o velho controle e o substitui por movimentos das mãos do espectador. Funciona quase como o controle do videogame Wii, da Nintendo. Com a diferença de que, aqui, não existe controle.

Batizada de Visual Remote Control, a interface vem sendo estudada há mais de dois anos no centro de pesquisas da empresa em Cambridge, na Inglaterra, segundo o engenheiro-sênior de pesquisas da Toshiba, Björn Stenger.




"Por ainda se tratar de um protótipo, consideramos que seja cedo para falar em extinção do controle remoto, um equipamento que se tornou essencial na hora de assistir à TV, mas acreditamos que, muito em breve, a interface será aperfeiçoada", disse Stenger.

Para acessar o conteúdo exibido num menu na tela da TV, basta mexer as mãos com os punhos fechados. Ao escolher o que deseja acionar, o telespectador deve fazer um movimento para a frente com as mãos, similar a um soco curto.

Se ele deseja parar o conteúdo exibido e voltar ao menu principal, é só abrir a mão, mostrando a palma, para a tela.

"A possibilidade de mudar de canais, ou colocar o aparelho em função 'mudo', deve ser o próximo passo na evolução da interface", explicou Stenger, lembrando que, talvez, esteja próximo o dia em que ficar procurando pelo controle remoto entre as almofadas do sofá seja coisa do passado.

2 comentários

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog e de sua abordagem.

Parabéns!

Um abraço

Thyagu disse...

Obrigado Francisco Castro!! Volte sempre que desejar!!
Grande abraços!

Postar um comentário

Comente - Seu comentário é nosso incentivo.

BlogBlogs.Com.Br